Tenho um quadro que agora esta na minha cozinha , que amo de paixão, pelo fato de tê-lo pintado, não vi esta cena, embora tenha, na verdade foi uma cópia que fiz de uma gravura que ganhei.
Pintei assim, por rumo, nunca fiz curso de pintura, e agora anos depois fui descobri que este estilo se chama naïf, aprendi isso com a super pintora deste estilo Andrea Guim, do blog com mesmo nome Andrea Guim se vc não a conheça aparece por lá, ela e ótima.
Agora que sei que é arte, amo ainda mais.
Esta foi a descrição que encontrei no Wikipédia
O termo naïf presume a existência (por contraste) de uma forma académica de proceder nas artes - uma forma "educada" na criação artística, que os artistas desta corrente não seguirão. Na prática, com tudo, também existem "escolas" de artistas naïf. Ao longo do tempo, o estilo foi sendo cada vez mais aceito e valorizado.
As principais características da arte naïf (por exemplo, na pintura) são a forma desajeitada como se relacionam determinadas qualidades formais; dificuldades no desenho e no uso da perspectiva que resultam numa beleza desequilibrada mas, por vezes, bastante sugestiva; uso frequente de padrões, uso de cores primárias, sem grandes nuances; simplicidade no lugar da subtileza, etc. Por se referir à uma tendência estética e não particularmente a uma corrente de pensamento é recorrente a errônea classificação "naif" de artistas na realidade conscientes de sua produção formal que optam por uma figuração sem compromisso fotográfico com a realidade (como exemplo o pintor Henri Rousseau, exímio colorista, considerado diversas vezes um "ingênuo"). Tornou-se um estilo tão popular e reconhecível que já existem obras que podemos classificar como pseudo-naive.
Olha que fofuras, amo passarinho, ainda mais com calça secando no varal. |
Detalhes... |
Olha só a data 2003 |
E vcs também tem coisas por ai que não sabia que eram artes?
Bjs.....Wanilza
Que lindo Wanilza. Não tenho talento para a pintura, e acho demais quem sabe. Bjs
ResponderExcluirWanilza amada de Deus!!! Estou encantada com seu cantinho, quantas coisas belas... De quadros, reciclagens, costuras, culinária (hummmmmmm... Babei muito)!!! Quanta criatividade!! Parabéns!!! Já estou a te seguir, viu!
ResponderExcluirAdorei a aula sobre a arte Naïf, não sabia que era assim...
Vim aqui, pois vi seu recadinho lá na Lú ( calam que estou com pressa) sobre a reciclagem com caixas de ovos! Comecei essa brincadeira por acaso e as artes começaram a surgir, vi seus bonequinhos, lindos!! Se depois quiswer postar lá no Fioritura delle arti será muito bem vinda!!!
Bjssssssssss
Seu quadro é uma graça. Eu não tenho talento para isso, infelizmente. Acho que deve ser muito bom o lance de pegar uma tela branca e de lá brotar uma arte. Parabéns. Beijocas!
ResponderExcluirkkk, tinha uma tela que fiz pintura a óleo, eu detestava. Aí, num bingo dei a dita cuja da tela prá ser sorteada e me livrar dela, mas vc acredita que fez o maior sucesso,kkk, todos queria a tal da tela, ainda mais que fiz o peixinho Nemo. Mtas vezes a gente não dá valor ao que faz...mas acho que tenho mudado meu pensamento a respeito disso.
ResponderExcluirSeu quadro ficou mto cute, curta ele bastante!
Bjs♥
Oi, Wanilza!
ResponderExcluirObrigada pelo elogio, mas você também é uma super pintora!! Seu quadro é muito cute!!! Amei os passarinhos, coisa que fica faltando nos meus... Pinto mais verdes e plantações e vez em quando, algumas vacas muito engraçadas!!!
Pintar é bom demais, não?! Uma vez ouvi sei lá onde, que quem tem sua arte nunca se sente só!!!
Quero ver mais quadros seus e gostaria de mostrá-los no Blog'Arte!!!
Beijins!!!