quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Pintura naïf


Tenho um quadro que agora esta na minha cozinha , que amo de paixão, pelo fato de tê-lo pintado, não vi esta cena, embora tenha, na verdade foi uma cópia que fiz de uma gravura que ganhei.
Pintei assim, por rumo, nunca fiz curso de pintura, e agora anos depois fui descobri que este estilo se chama naïf, aprendi isso com a super pintora deste estilo Andrea Guim, do blog  com mesmo nome Andrea Guim  se vc não a conheça aparece por lá, ela e ótima.
Agora que sei que é arte, amo ainda mais.
Esta foi a descrição que encontrei no Wikipédia
Arte naïf ou arte primitiva moderna é, em termos gerais, a arte que é produzida por artistas sem preparação académica na arte que executam (o que não implica que a qualidade das suas obras seja inferior). Caracteriza-se, em termos gerais, pela simplicidade e pela falta de alguns elementos ou qualidades presentes na arte produzida por artistas com formação nessa área. (Veja também art brut, género artístico que tem algumas semelhanças.)
O termo naïf presume a existência (por contraste) de uma forma académica de proceder nas artes - uma forma "educada" na criação artística, que os artistas desta corrente não seguirão. Na prática, com tudo, também existem "escolas" de artistas naïf. Ao longo do tempo, o estilo foi sendo cada vez mais aceito e valorizado.
As principais características da arte naïf (por exemplo, na pintura) são a forma desajeitada como se relacionam determinadas qualidades formais; dificuldades no desenho e no uso da perspectiva que resultam numa beleza desequilibrada mas, por vezes, bastante sugestiva; uso frequente de padrões, uso de cores primárias, sem grandes nuances; simplicidade no lugar da subtileza, etc. Por se referir à uma tendência estética e não particularmente a uma corrente de pensamento é recorrente a errônea classificação "naif" de artistas na realidade conscientes de sua produção formal que optam por uma figuração sem compromisso fotográfico com a realidade (como exemplo o pintor Henri Rousseau, exímio colorista, considerado diversas vezes um "ingênuo"). Tornou-se um estilo tão popular e reconhecível que já existem obras que podemos classificar como pseudo-naive.

 Olha que fofuras, amo passarinho, ainda mais com calça secando no varal.

Detalhes...
Olha só a data 2003
E vcs também tem coisas por ai que não sabia que eram artes?


Bjs.....Wanilza

5 comentários:

  1. Que lindo Wanilza. Não tenho talento para a pintura, e acho demais quem sabe. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Wanilza amada de Deus!!! Estou encantada com seu cantinho, quantas coisas belas... De quadros, reciclagens, costuras, culinária (hummmmmmm... Babei muito)!!! Quanta criatividade!! Parabéns!!! Já estou a te seguir, viu!

    Adorei a aula sobre a arte Naïf, não sabia que era assim...

    Vim aqui, pois vi seu recadinho lá na Lú ( calam que estou com pressa) sobre a reciclagem com caixas de ovos! Comecei essa brincadeira por acaso e as artes começaram a surgir, vi seus bonequinhos, lindos!! Se depois quiswer postar lá no Fioritura delle arti será muito bem vinda!!!

    Bjssssssssss

    ResponderExcluir
  3. Seu quadro é uma graça. Eu não tenho talento para isso, infelizmente. Acho que deve ser muito bom o lance de pegar uma tela branca e de lá brotar uma arte. Parabéns. Beijocas!

    ResponderExcluir
  4. kkk, tinha uma tela que fiz pintura a óleo, eu detestava. Aí, num bingo dei a dita cuja da tela prá ser sorteada e me livrar dela, mas vc acredita que fez o maior sucesso,kkk, todos queria a tal da tela, ainda mais que fiz o peixinho Nemo. Mtas vezes a gente não dá valor ao que faz...mas acho que tenho mudado meu pensamento a respeito disso.
    Seu quadro ficou mto cute, curta ele bastante!
    Bjs♥

    ResponderExcluir
  5. Oi, Wanilza!
    Obrigada pelo elogio, mas você também é uma super pintora!! Seu quadro é muito cute!!! Amei os passarinhos, coisa que fica faltando nos meus... Pinto mais verdes e plantações e vez em quando, algumas vacas muito engraçadas!!!
    Pintar é bom demais, não?! Uma vez ouvi sei lá onde, que quem tem sua arte nunca se sente só!!!
    Quero ver mais quadros seus e gostaria de mostrá-los no Blog'Arte!!!
    Beijins!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por me visitar,se puder me deixar um comentário, ficarei feliz de poder ler cada um deles, espero que tenha gostado, volte sempre:)wanilza