Há mais ou menos 6 anos atrás, muiito antes de eu ter o blog e descobrir tantos outros, li uma matéria em uma revista na qual mostrava um viveiro onde se moldavam topiarias de alecrim, fiquei fascinada com aquilo, e disse pra mim mesmo que um dia eu tentaria fazer minha própria, naquela época até comprei uma planta prontinha, redondinha, mas com pouco tempo a matei, não entendi o porque, mas deixa pra la, já matei tantas outras plantas. Bua!!
E ah 2 anos comecei a fazer minha própria, fiz algumas mudinhas a partir de galhos maduros (marrom) da planta mãe, nenhuma pegou, foi quando uma prima me ensinou que o mais fácil seria plantar a pontinha ainda verde do galho (pena que não tenho foto pra mostrar, mas se o interesse for grande, tento fazer novas mudas e fotografarei) ai sim estas pegaram.
Depois foi só com o tempo, a plantinha foi crescendo e eu aparando os galhinhos laterais, até formar um caule do tamanho desejado, depois deixei a copa se encher, leva teeeeeeempo, mas estou adorando nosso relacionamento, eu e planta.
Não esta exactamente no formato que desejo, mas acho que elas ainda vão melhorar.
Ainda pequenas vc terá que usar um palito como suporte pro caule.
A menor mede 23cm a partir da terra até a ultima folhinha, e a maior 39cm do mesmo modo.
Estes 2 ovinhos são da periquito australiana que temos, a história deles são o seguinte: a pobrezinha entrou no choco (se e que eles tem como galinha) botou 5 ovos, brigou como periquito macho, o machucou, os separei, ele fugiu, ela sobrou sozinha e quebrou todos os ovos, depois ela botou mais 2 ovinhos e os chocou por quase 2 meses, fui pesquisar e vi que estava demorando demais, quando fui verificar os ovos vi que estavam falidos, a gema estava grudada na casca, isso porque os ovinhos não estavam galados, dai não choca .
Bom, fiquei com do de jogar fora e coloquei ai pra decorar, só não podem quebrar, que com certeza terão mal cheiro.
Este paninho também tem história, herdei de minha tia, a mesma que herdei um sobre lençol que virou toalha de mesa, ela mesmo bordou a mais de 30 anos, como estava meio amarelado, dei bobeira em colocar de molho no omo, e este desbotou a fita vermelha e manchou um pouquinho, se repararem bem vão ver a mancha, mas não me importo, sou encantada com ele assim mesmo, o jogo tem 2 outros pequeninos que uso na cesta de pão.
Olha os detalhes deste bordado com fita, acho lindíssimo, será que estou exagerando?
Bom por hoje e só, esta história ficou muito comprida.
Bjs....
Wanilza
que lindas suas plantinhas eu também tenho uma plantinha de alegrim,
ResponderExcluirem um vaso fora da minha janela,
mas ele é "morma"
os seus estão findo muito fofo.
baci
Estão ficando muito bonitas suas plantas... e adorei o bordado, lindo...
ResponderExcluiroi Wanilza
ResponderExcluirTuas topiarias estão ficando lindas!!!
Amo alecrim e também tenho dificuldade pra fazer mudas, vou tentar com o galhinho verde então.
Ai que amor esta toalha, nem consegui ver a manchinha..rs
bju querida adoro os ovinhos também!
Wanilza!
ResponderExcluirTudo tem outro valor quando tem história... Adorei o que nos contou. As flores e coisinhas que temos são parte de nós e acabamos por criar laços. Sou assim também.
As plantas estão lindas e a foto ficou muito boa. Os ovinhos ficaram perfeitos ao lado do alecrim.
Amei este post!
Bejo!
Não, não está exagerando. Ele é mesmo incrível. 'Garro um ódio' quando o sabão mancha alguma peça. Aff. Suas plantas estão lindas. Estamos de endereço novo: http://www.epaetaiapelomundo.com.br Beijocas!
ResponderExcluirLindos seu vasos, assim estou fazendo com um pé de acerola, no caso estou imitando um bonsai. A planta está no vasinho desde 2001 e ainda ñ encheu a copa. também ñ tenho cuidado muito bem dela, mas ela é resistente rsrs...
ResponderExcluirUm dia la mostrarei no meu cantinho...
beijao
Olá:
ResponderExcluirGosto de plantas, e gostei de passar por aqui.
Um beijo.
Nita
que lindinho seu blog. voou voltar
ResponderExcluirNão, não está exagerando, absolutamente! é lindoooo...
ResponderExcluir